O que é “ser empresário”?

Postado Por Equipe EeC em 3 ago 2017


O que você escreve no campo “profissão” quando preenche um formulário se é um empresário?

Ser empresário é algo impreciso, vago. Pode parecer pretensioso ou soar como uma esquiva em responder “a verdade”. Pode ser rico, pobre, endividado, pode vender muamba da China na lojinha de 1,99 da esquina ou pode ter um shopping. Ou uma fábrica de aviões. Quando se diz que é empresário se diz muito pouco sobre o que se faz ou como ganha a vida.

Na teoria, ser empresário é ter uma empresa – mas quantos não tem o registro formal? E quantos tem o empreendimento no papel, mas nada mais que isso?

Um traficante de drogas é empresário? O pai do Neymar é empresário? O presidente dos EUA é um empresário? Um camelô é um empresário? Mas e se o camelô comprar uma lojinha num shopping popular? Vira empresário assim? Qual é o fator comum que dá esse título a alguém?

Ter coragem de dar um salto

Com toda essa ambiguidade, a fantasia em torno da função empresarial gera a percepção equivocada de glamour, riqueza e grandeza. As pessoas “comuns” não compreendem o desgaste da profissão, ou porque os donos não podem simplesmente tirar uma tarde de folga quando bem prouver. Não sabem sobre o funcionário que está com atestado ou do imposto que vai vencer, das incertezas econômicas, do quanto é preciso colocar a mão na massa e planejar, pesquisar, estudar, agir e acompanhar todos os processos de uma empresa, do tamanho que for, para conseguir ter lucro e sobreviver.

Em qualquer profissão é possível empreender

O cenário da grande maioria dos empresários é uma pequena mesa no fundo da empresa, completamente cheia de papeis e lembretes, dezenas de pendências diárias para resolver e pouco espaço, recurso e tempo para otimizar seu cotidiano pessoal e profissional. Muito cansaço, físico e mental, e muita, mas muita vontade de fazer do seu próprio jeito e dar certo.

Uma vez Regina Casé falou que artista é aquele que as pessoas imaginam numa enorme banheira de espumas mas que, na verdade, tem que ir de van para o teatro junto com a trupe, na correria e fazer xixi num copinho de plástico no caminho porque não dá tempo de parar e esperar. Empresário é quase isso.

Assim é ser empresário para 95% dos corajosos brasileiros que resolvem acreditar e buscar um sonho com suas próprias mãos e recursos. Uma profissão com paixão difícil de explicar nos formulários e na vida.