O que é gamificação?

Postado Por Equipe EeC em 3 ago 2017


Gamificação – que novo palavrão é esse?

Se você não é ligado em joguinhos e acha que isso é algo que não te interessa está enganado e precisa saber mais sobre esse conceito.

Gamificação

O termo, criado em 2002, apenas deveria facilitar o entendimento de algo que já existia desde o século XIX.

Sabe as promoções de pague 2 e leve 3? Pois então! Essa técnica de venda usada desde o tempo da vovó também é gamificação.

E a política de milhas de seu cartão de crédito ou companhia aérea também é!

O  Uber, Starbucks e a maioria das grandes marcas utilizam esse método para incrementar vendas em valores (faturamento) e em qualidade – traz experiências positivas no envolvimento entre empresas e clientes, facilitando e prevendo o comportamentos.

Gamificação torna o processo de venda/compra mais lúdico.

Para entender melhor: gamificação é uma forma de interação entre empresas e pessoas, que, usando de conhecimentos multidisciplinares, motiva, engaja e direciona os clientes, de uma forma prazerosa – assim como nos jogos – para comprar e agir atingindo os objetivos empresariais.

Quem nunca se empolgou numa disputaSe hoje já é realidade, imagine para essa geração que se forma agora, viciada em endorfina e nas recompensas imediatas. Hoje você não vive o momento, mas faz selfies e posta experiências. As recompensas sociais são muito mais abundantes e importantes. Isso tudo faz da gamificação um caminho certo para o sucesso.

A gamificação não faz milagre: um produto ruim continua sempre ruim.

 Todos queremos ganhar, vencer.

Para entrar no ”jogo” não é necessário ter experiência ou saber do que está acontecendo. O ambiente é criado para receber da melhor forma e envolver o ”jogador” (cliente). Ele sai de sua realidade, tem ações previsíveis e até planejadas e de forma “espontânea”, acreditando estar no comando da situação.

Gamificação é um processo portanto pode ser replicado em diversas situações e ambientes. Na empresa, no aprendizado, numa promoção, no incentivo para equipe de vendedores – tudo pode ser gamificado.

Desafios podem e devem ser vencidos

 

Pense bem em como usar essa ferramenta para melhorar sua venda, motivar seus funcionários ou mesmo fazer seu filho de 4 anos se alimentar melhor. É o jeito criativo de repensar estrategicamente. Tente!