3 Informações muito importantes sobre sua empresa

Postado Por Equipe EeC em 1 maio 2017


Missão, visão, valores: não é só para constar… é preciso dar uma personalidade e metas para sua empresa. E é preciso incorporar e reforçar esses conceitos sempre.

 

Mas, afinal, o que é missão, visão e valor? Para que serve isso tudo no dia a dia?

Não tem empresa simples demais que não precise dessa identificação de valores. É importante pensar sobre isso – e repensar eventualmente, renovando metas, revigorando a identidade e a força da empresa.

Vamos do nosso jeito sem frescura e que não quer ficar apenas no papel, mas fazer parte realmente da empresa.

Missão: por que sua empresa existe? Ou para atender ao que ela existe? O que de diferente tem na sua loja?

É uma padaria? Ok. Então a missão de uma padaria é vender pães, certo? Mas e da SUA padaria?

 Missão da padaria Pão Quentinho: vender pães frescos mais vezes por dia? Atender um bairro específico? Ou vender pães diferentes? Certamente seu negócio tem um diferencial que deve ser citado aqui.

A missão da Coca-cola: Refrescar o mundo – em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo – através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença – onde estivermos, em tudo o que fizermos

A missão da Disney: Alegrar pessoas.

Quais são os objetivos de sua empresa?

 

Visão:  O que sua empresa quer ser quando crescer?

Como quero estar daqui a 5 anos?

Como é definido o sucesso para sua empresa daqui a 5 anos?

Seja otimista, mas com perspectiva de confirmar essa meta.

Visão da padaria Pão Quentinho: Ser a maior padaria da região, atendendo com excelência 6 bairros diferentes.

Visão da Coca-cola: Matar a sede do mundo.

Visão da Petrobrás: Tornar-se uma empresa de energia de classe Mundial.

Valores: Valor é tudo aquilo que não abrimos mão. Os valores da sua empresa são como a personalidade dela. É como ela se comportará.

O que é valor para você?

Esse quesito é muito importante no dia a dia e deve estar claro, disponível e visível para você e para todos os colaboradores da empresa. É o suporte ético e moral para executar a missão e chegar à visão.

Se sua empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas características morais?

Exemplo:

Valores da padaria Pão Quentinho:

  1. Cliente em primeiro lugar
  2. Gentileza sempre
  3. Ambiente limpo, seguro e confortável para todos
  4. Assiduidade (fornadas nos mesmos horários assim como abertura e fechamento do estabelecimento)
  5. Comprometimento

Valores da Volkswagen

  1. Proximidade ao cliente
  2. Alta performance
  3. Adicionar valor
  4. Renovação
  5. Respeito
  6. Responsabilidade
  7. Sustentabilidade

Veja abaixo uma lista de valores. A partir dela você poderá escolher entre 5 e 10 (ou ter ideias para valores que não estão na lista) e definir o que é realmente importante para sua empresa para alcançar o sucesso com ética.

 

Vamos lá! Não é tão complicado assim. Mão na massa e faça pelo menos uma versão inicial desse documento de identidade – ou horóscopo, já que tem uma “visão do futuro” – da sua empresa. A reflexão fará muito bem e poderá gerar bons frutos. Não tenha medo de fazer errado – é sua versão inicial que poderá ser revisada sempre que você sentir necessidade.

Bom trabalho!